Título

O Papel da Educação para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social

Autor

FIUZA, Debora Rickli

Ano

2016

Tipo

Dissertação

Acesso

Instituição

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Categoria

Outros Autores

Resumo

Esta dissertação objetivou refletir sobre o papel da educação para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O estudo foi realizado com sete mulheres, beneficiárias do Programa de Transferência de Renda – Bolsa Família do município de Pitanga-PR. A pesquisa sustentou-se a partir de alguns conceitos que conduziram as reflexões, problematizaram questões e fundamentaram teoricamente a escrita, sendo eles Pobreza, Direitos Humanos, Gênero e Educação. O referencial teórico para a discussão de tais conceitos partiu de alguns autores como Paulo Freire (1981; 1987; 1989), Boaventura de Souza Santos (2013), Joan Scott (2003), Pierre Bourdieu (1975, 1996), Costa (2005), entre outros. Para a concretização da pesquisa e para alcançar o objetivo desse estudo foi utilizado como percurso metodológico o método da História Oral, realizando entrevistas com as mulheres, entrevistas estas que, posteriormente, foram transformadas em narrativas. A partir dessas narrativas foi organizada a análise em três capítulos. O primeiro capítulo refere-se à compreensão da educação como condição de libertação, especialmente de práticas e de relações opressoras. Os relatos sobre a tomada de decisão pelo retorno ao estudo, o início do processo de alfabetização e o desejo de aprender a ler e escrever se articularam com a fundamentação teórica dos conceitos de educação, reprodução e libertação. O segundo capítulo compreende a educação como condição necessária para o enfrentamento da pobreza. Com isso, problematizou-se o conceito de pobreza com a compreensão de políticas públicas, direitos sociais e humanos, enfatizando os mecanismos desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS de combate e enfrentamento da pobreza. Nesse capítulo também foi discutido a educação como forma de empoderamento da mulher e as mudanças trazidas a partir do estudo. O terceiro capítulo procura discutir as relações de gênero envolvidas nos processos educativos. Os relatos apresentados expressam significados, dificuldades e entraves ao acesso à educação implicados em contextos de extrema pobreza, corroborados pela condição de ser mulher. Diante disso, a relação entre gênero, educação e condição de pobreza se entrelaçam nos discursos e denunciam para essas múltiplas determinações que condicionaram e favoreceram o afastamento aos processos educativos. A partir das tensões apreendidas almejou-se construir uma pesquisa inter-relacionada à realidade. A mulher em situação de vulnerabilidade social constituiu-se em um significativo tema para a articulação entre os saberes e práticas socioculturais, pautadas em olhares críticos em relação às condições produzidas e reproduzidas nos contextos comunitários. Nesse sentido, considera-se um importante caminho de contribuição para estudos e pesquisas interdisciplinares em Desenvolvimento Comunitário.

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