Título

Os Impactos dos Programas Bolsa Família e Pronatec no alcance da autonomia de mulheres do Bairro Santo Antônio em Teresina

Autor

TEIXEIRA, Lisiany Dantas Lopes

Ano

2016

Tipo

Dissertação

Acesso

Instituição

Universidade Federal do Piauí

Categoria

Outros Autores

Resumo

O estudo da temática educação-gênero e suas contribuições na sociedade contemporânea ocupa lugar de destaque cada vez mais abrangente na vida política, histórica e social brasileira e piauiense, exigindo articulação mais profunda com os Direitos Humanos. Esta construção origina-se na história de lutas e avanços do movimento feminista na contemporaneidade, organizado em busca da visibilidade das mulheres e da igualdade de oportunidades entre o “ser feminino” e o “ser masculino”, ao revelar resistências às desigualdades sexuais aprendidas historicamente com a ação do patriarcado. A autonomia feminina vem servindo de ferramenta analítica para rupturas nesse processo de opressão, desrespeito, preconceito, inferioridade e exclusão no exercício do poder em instâncias decisórias, fragmentando o bem estar humano. O território do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Sul III, abrange a unidade do Núcleo de Atenção Intergeracional KM 07, base dessa investigação, localizado no bairro Santo Antônio, zona sul de Teresina, cujas protagonistas são mulheres beneficiárias do Programa Bolsa-Família (PBF) e egressas do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Problema de pesquisa: a inclusão de mulheres do Bairro Santo Antônio nos Programas Bolsa Família e PRONATEC na área de abrangência do CRAS Sul III de Teresina apresenta-se como possibilidades de autonomia? Objeto de estudo: as possibilidades de autonomia de mulheres do Bairro Santo Antônio, a partir de sua inclusão no Programa Bolsa Família e no PRONATEC. Questões motivadoras: Qual o perfil das mulheres participantes desta pesquisa no contexto do bairro Santo Antônio? Quais os motivos que as levaram a procurar inclusão nos Programas: BF e PRONATEC? Da participação de mulheres nestes Programas, que significados resultaram para o alcance da autonomia em suas vidas? Objetivo geral: analisar indícios de autonomia da mulher assistida pelos Programas supracitados. Objetivos específicos: caracterizar o perfil das mulheres entrevistadas; compreender as motivações que as impulsionam a ingressar nos Programas Bolsa Família e PRONATEC; identificar indícios de autonomia das mulheres pesquisadas. Teóricos orientadores: Abreu (2011), Barbier (2004), Bardin (1977), Bomfim e Gonçalves (2011), Bortoni-Ricardo (2008), Bourdieu(2003), Franco (2007), Freire(1996), Hooks (2013), Louro (1997), Meneghel (2005), Moreira (2012), Richardson (1999), Saffioti (1987), Santos (2010; 2013). Metodologia: pesquisa qualitativa autobiográfica, utilizando a entrevista narrativa semi-estruturada e as rodas de conversa. Resultados alcançados com a participação nos Programas pesquisados: a renda das beneficiárias do PBF complementa o ganho de membros de suas respectivas famílias, a fim de garantir condições mínimas de sobrevivência; a admissão nos cursos do PRONATEC significa o alcance da realização de sonhos: “Voltar à escola!” “Aprender novos conhecimentos!” Aprimorar o currículo e melhorar a autoestima! Este conjunto de possibilidades representa uma oportunidade gratuita para a qualificação profissional das interlocutoras, no enfrentamento à luta competitiva de inserção ao mercado de trabalho.

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