ANA FONSECA É HOMENAGEADA COMO MEMBRO HONORÁRIO IN MEMORIUM DO INSTITUTO FOME ZERO
O Forum Ana Fonseca pela Redução da Desigualde Social tem a imensa satisfação de compartilhar com todos os seus públicos que Ana Fonseca acaba de ser homenageada como Membro Honorário in memorium do Instituto Fome Zero (IFZ).
Agradecemos, com emoção, a esta honraria, em especial porque vinda de uma instituição cuja missão tem tanto em comum com os objetivos do Forum Ana Fonseca, mas também porque liderada por companheiros de luta com os quais Ana sempre esteve lado a lado.
Leia, abaixo, a íntegra da carta do IFZ que nos comunica sobre a homenagem:
No último dia 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação – o Instituto Fome Zero (IFZ) completou um ano desde sua fundação. Na ocasião, a direção do IFZ
Prezada Adriana Piscitelli e família de Ana Fonseca,
No Dia Mundial da Alimentação de 2020, um grupo de 12 pessoas preocupadas com a deterioração da segurança alimentar no Brasil e no Mundo, lançou um manifesto da criação do Instituto Fome zero (ver no site www.IFZ.org.br).
Os objetivos principais do IFZ neste primeiro momento são: (a) promoção da erradicação da fome e de todas as formas de má nutrição no Brasil e no mundo; (b) a promoção da preservação da memória e a difusão de conhecimento sobre iniciativas de combate à fome; e (c) o assessoramento na elaboração de políticas relacionadas à segurança alimentar e nutricional.
Cumprimos um ano da nossa fundação e já temos os estatutos do IFZ registrados como pessoa jurídica e um pequeno aporte do Instituto IBIRAPITANGA para apoiar nossa estruturação enquanto organização da sociedade civil. Vale esclarecer que todas as nossas atividades estão baseadas em trabalho voluntário, sendo permitida a remuneração somente por ocasião de atuação em projetos específicos previamente aprovados. Nesse primeiro ano de fundação em 16/10/2021 convidamos mais 20 (vinte) pessoas importantes que aceitaram fazer parte desse Instituto, além da apresentação de integrantes do Conselho Consultivo e dos membros honorários como D. Mauro Morelli, Frei Betto, Gustavo Gordillo e Andrew Macmillan.
Gostaríamos por meio desta de lhe comunicar como companheira e família da estimada e inesquecível Ana Fonseca, que muito a temos em memória pelos momentos em que esteve conosco nessa construção. E como será por nós eternamente lembrada por seus projetos e ideias, a homenageamos como Membro Honorário in memorium, por todo o seu grandioso mérito e valioso legado na construção da política de segurança alimentar e nutricional para o Brasil e América Latina.
Nessa galeria de grandes mulheres que também deixaram inestimável legado na construção da Política de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional estão Anna Peliano e Maria Regina Nabuco, permanentes fontes de inspiração para todas e todos que estão aqui juntos nesse caminho.
Certos de poder contar com seu apoio, despedimo-nos e enviamos nossas,
Saudações profundas.
Jose Graziano da Silva, diretor geral Walter Belik, diretor adjunto Ana Cláudia Santos, diretora de articulação social