O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Ana Fonseca neste domingo (25). Não há como pensar em estratégias que contribuíram decisivamente para a redução das desigualdades e da fome no Brasil sem lembrar de sua contribuição fundamental, por exemplo, no Programa Bolsa Família e Plano Brasil Sem Miséria.

Sempre engajada na luta pelo fim da desigualdade social, Ana Fonseca atuou como secretária executiva e secretária extraordinária de Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), analista de Políticas Sociais da Oficina do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para a América Latina e o Caribe entre outros. Na área acadêmica, era coordenadora associada do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp.

O Consea lamenta tão grande perda e se solidariza com amigos e familiares.  Ana Fonseca deixou-nos um forte legado de uma atuação ética na defesa da garantia dos direitos das pessoas mais pobres e em estado de vulnerabilidade social.