27 DE MARÇO DE 2018

A Rede Nacional de Mobilização Social – COEP lamenta profundamente a morte de Ana Maria Medeiros da Fonseca. Cearense, admirável figura humana, Ana Fonseca trouxe significativas contribuições para o enfrentamento da pobreza e das desigualdades no Brasil a partir de seus estudos sobre transferência de renda.

Entre 2003 e 2004, Ana Fonseca abraçou a missão de unificar programas federais de transferência de renda (Bolsa-Escola, Cartão-Alimentação, Bolsa-Alimentação, Vale-Gás) quando coordenou a implantação do Programa Bolsa Família, na gestão do primeiro governo Lula.

Em 2011, retornou ao governo federal como Secretária Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza, para a construção e implantação do Plano Brasil sem Miséria.

Doutora em História Social na área de família e relações de gênero, atualmente Ana coordenava o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, onde foi pesquisadora desde 1987.

Sem dúvida, uma grande perda para aqueles que puderam conhecer essa aguerrida defensora da democracia e da igualdade para todos.

Rede Nacional de Mobilização Social – COEP