71 ANOS DE ANA FONSECA

Hoje, 5 de fevereiro, Ana Fonseca – ex-Coordenadora do Bolsa Família e responsável por sua implantação – faria 71 anos. Não tivesse partido tão precocemente, ela – que inspira e empresta seu nome a este Forum – teria tanto a contribuir nessa conjuntura de tragédia social que nos mobiliza a todos!

Fim do Auxílio Emergencial, desmantelamento do Cadastro Único, Programa Nacional de Imunização, Sistema Único de Saúde, Renda Básica. Ninguém melhor do que Ana Fonseca para incidir em todos esses temas. Defensora do princípio da pactuação federativa em todas as políticas públicas sociais e militante intransigente e convicta de que as populações vulneráveis devem ser tratadas como sujeito político e social pelo Estado, ela teria muito, muito mesmo, para contribuir nesse período histórico pelo qual passa o Brasil.

É confortante, porém, contar com o imenso legado que sua vida e obra nos deixaram para persistir na luta pela redução das desigualdades sociais. Legado transmitido para todas as equipes de trabalho das quais ela participou (no Brasil, América Latina e África), em todos os artigos e livros publicados, e principalmente aos que tiveram o privilégio de acompanhá-la “no campo”, no contato direto com os públicos beneficiários das políticas sociais que ajudou a implementar.

O Forum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social convida todos e todas a celebrar o 71º aniversário de Ana, com a alegria e vigor que ela sempre teve, em vida! Se pudéssemos ouvi-la, certamente ela diria algo para nos animar e mobilizar rumo à resistência aos crimes que assistimos diariamente cometidos em nome do Estado e do Mercado.

Ana Fonseca, para sempre!!!

Navegue nas categorias